10 dicas importantes para manutenção e conservação da moto

Pegar a moto, aumentar a velocidade, subir a adrenalina e esquecer os problemas. Existe algo mais prazeroso do que isso? Os fãs de velocidade em duas rodas concordam que não há nada melhor. Mas nem tudo são flores para um piloto se não há a manutenção e conservação da moto no dia a dia. Neste texto, confira as principais dicas para deixar a moto perfeita para o próximo treino ou competição.

Manutenção da moto

  1. Óleo e outros fluídos: é essencial verificar com frequência o óleo do motor e outros fluídos da moto, como o lubrificante. No caso do óleo é preciso manter atenção para as recomendações do fabricante (geralmente, a cada 1500 e 3000 km é indicado fazer a troca).
  2. Pontos de graxa: eles não são bons sinais. Se tiverem muitos pontos, deixe a moto no mecânico para uma verificação adequada.
  3. Protetores: veja se estão em boas condições. Pedra, galhos de árvore e poeira podem danificar as condições dos mesmos. Alguns exemplos são: protetor da bengala, do tanque e dos discos.
  4. Cabos: cheque todos os cabos e as conexões para que não quebrem durante um treino ou competição. Vale a pena, também, lubrificá-los e sempre carregar consigo um cabo reserva em caso de quebra.

Conservação da moto

  1. Mantenha limpa: retire lama e outros tipos de sujeira que podem estragá-la. Pano úmido, pincéis, sprays e lavagens cuidadosas ajudam nesse procedimento.
  2. Faça revisão: leve-a sempre para uma revisão (no mecânico ou na autorizada) a fim de prevenir qualquer tipo de problema. Isso também ajuda a achar pequenos pontos de atenção que poderiam virar uma dor de cabeça no futuro. A revisão pode ser feita de acordo com a quilometragem rodada ou a cada seis meses, por exemplo.
  3. Deixe coberta: coloque uma capa em cima da moto para evitar contato com umidade, sol e poeira.
  4. Calibre os pneus: esse cuidado ajuda a manter boas funções do motor da moto e evita consumo inadequado de combustível.
  5. Atente-se para o limite da moto: não force o motor. Mantenha sempre em mente até que ponto pode acelerar para que não tenha desgastes e danos ao motor.
  6. Use com frequência: manter a atividade da moto auxilia a conservar a bateria, entre outros elementos, que precisam de um funcionamento constante.

Os melhores produtos para a sua moto off-road

Na Red Dragon Racing, você encontra os melhores produtos, como equipamentos, acessórios e outros itens para um excelente funcionamento da sua moto off-road. Está interessado pelo melhor custo-benefício do mercado brasileiro? Então, acesse nosso catálogo e veja o que está disponível para você.

E fique por dentro de novidades da Red Dragon Racing pelo siteInstagram e Facebook!