Top 3 trilhas motocross – iniciante em São Paulo
28 de agosto de 2020
A importância dos protetores de coluna
19 de setembro de 2020

3 Técnicas de pilotagem em motos off road que você precisa saber

Que pilotar moto é nossa paixão todo mundo sabe, porém a gente não se contenta apenas com as pistas ou estradas queremos algo mais emocionante que eleve a nossa adrenalina. Para isso existe a modalidade off-roadEla consiste em atividades com a moto realizadas em lugares nos quais não há pavimentação, calçadas e acesso fácil – literalmente, onde não há estradas.

Por mais interessante que seja se aventurar nessa modalidade algumas técnicas e cuidados são extremamente importantes e é necessário conhecer pelo menos o básico de pilotagem.

Pensando em tudo isso vamos deixar aqui 3 técnicas básicas de manobras off-road para que você inicie o quanto antes com toda segurança necessária e responsabilidade. Confira abaixo.

 

1- Posição na pilotagem

 

Garantir a posição certa é uma das técnicas de pilotagem de motos off-road indispensáveis. Se o piloto está sentado, seus ombros e coluna devem se manter sempre relaxados. Já os cotovelos devem sempre estar levemente levantados, para melhor absorção dos impactos. Posicione seus joelhos de forma que eles pareçam “prender” o tanque de gasolina, com suas botas pressionando o quadro. Procure não soltar das manoplas, sempre deixando, ao menos, um ou dois dedos comandando.

Agora se o piloto estiver de pé – que é considerada a posição mais adequada na pilotagem off-road – os joelhos devem ser mantidos sempre flexionados, com as pernas pressionando o quadro da moto. O salto da sua bota deve estar sempre encaixado na sua pedaleira, com o pé esquerdo sempre ao lado do pedal de câmbio. Já o direito deve ser mantido no pedal do freio, de forma que ela fique mais eficiente

 

2- Alternância de peso sentado

 

Dentre as técnicas de pilotagem off-road, está a alternância de peso sentado.

Se você gosta mais de pilotar sentado, você terá de aprender a “rebolar” em cima da moto para buscar equilíbrio – e quem vai fazer isso para você será o seu quadril.

Para deixar a moto equilibrada nos momentos de encrenca, procure jogar o seu quadril de um lado para o outro, compensando os desequilíbrios provocados pelo terreno.  Quanto mais solto você deixá-lo, mais eficiente será o resultado, uma vez que sentado, os pés têm  pouca influência sobre a distribuição de peso sobre as pedaleiras. Tornando mais leve  a alternancia.

3 – Obstáculos

 

Passar por obstáculos requer maior esforço tanto do  piloto e das suspensões da moto, ao aproximar se de um obstaculo o piloto joga seu peso pra baixo afundando  a suspensão da moto e acelera no  momento do retorno da suspensão facilitando o ataque e reduzindo o peso da suspensão dianteira, com isso a moto irá inclinar dando mais controle ao piloto,  é fundamental que a posição seja em pé para que o peso seja divido evitando qualquer acidente também para esses obstáculos é necessário a preparação  para o melhor controle da manobra.

 

E ai curtiu nossas dicas? ja está se preparando pra pegar a primeira trilha que aparecer?

Você pode contar com a gente nós aqui  da @reddragonracing  oferecemos os melhores equipamentos para sua aventura confira aqui  Luvas, botas, capacete, goggles… Existe uma infinidade de produtos que fazem a diferença e que, usando constantemente, irá melhorar seu desempenho nas trilhas.
• Bota Action
• Colete de proteção Genesis
• Goggles
• Kit de joelheira e cotoveleira
• Luva off-road
• Mochila de hidratação Cargo